Tipos de frete para loja virtual: como escolher a melhor opção

Tudo estava indo muito bem: você atraiu o cliente para seu e-commerce, ofereceu um preço justo e ele decidiu comprar. Mas, na hora de fechar o negócio, ele se deparou com a entrega e acabou desanimando.

Infelizmente, essa é uma situação muito comum nos e-commerces. Afinal, o alto valor do frete para loja virtual é uma das maiores causas de abandono de carrinho!

Para te ajudar a completar essas vendas, apontamos aqui as estratégias com os melhores tipos de frete para loja virtual. Quer vencer essa barreira e aumentar suas vendas? Então acompanhe!

A importância do frete para loja virtual

De fato, uma entrega ineficaz pode minar o desejo de aquisição do consumidor digital. Se é muito cara ou não possui transportadoras atrativas, um potencial cliente pode abandonar a compra e buscar outra loja para concluí-la.

É possível evitar perder clientes com uma simples sondagem do meio de transporte. Afinal, se ele chegou até a sua loja, significa que já percorreu a maior parte da jornada digital, e você não pode deixa-lo “morrer na praia” depois de todo o processo, não é mesmo?

Diversidade logística

Aqui, estamos considerando que seu cliente nem comprou ainda. Caso ele compre e tenha problemas com o recebimento, é provável que não torne a fazer negócio. Ou pior: é arriscado que ele dissemine uma imagem negativa do seu e-commerce pelas redes sociais e sites exclusivos de reclamações de consumidores insatisfeitos.

Portanto, se o poder está nas mãos dele, de nada adianta elaborar um layout impecável e ofertar mercadorias a preços imbatíveis: se você não considerar alternativas seguras de entrega para gerar credibilidade e despertar a satisfação da clientela, que rastreia ansiosa o andamento do pedido, a imagem do seu e-commerce pode ser prejudicada.

Tipos de entregas

1. Despacho pelos Correios

Os Correios representam o carro-chefe de quase 90% das entregas nas lojas virtuais brasileiras. Tal parceria é explicada pelo contrato vantajoso, que inclui descontos progressivos conforme o volume mensal de envios.

Além disso, a modalidade eSedex — voltada exclusivamente para o mercado eletrônico — viabiliza entregas mais rápidas a preços acessíveis como a popular encomenda econômica (PAC).

Limite

Caso você venda produtos mais pesados, pode ser necessário repensar seu contrato. Afinal, os Correios estabelecem um limite de até 50kg via PAC ou 15kg via eSedex para envio de encomendas nacionais e internacionais.

O Sedex 10 também é uma opção interessante para os mais apressadinhos, mas restringe essa agilidade ao limite de 10kg.

Contratempos

Ao lidar com os Correios, é válido considerar ainda a incidência de greves na instituição, uma situação típica e que paralisa boa parte do país. Por isso, não dependa somente dos Correios: conte com outra alternativa para não deixar seus clientes na mão!

2. Transportadoras confiáveis

Para se precaver quanto às paralisações constantes, uma boa opção são as transportadoras, que também garantem entregas sem restrição de pesagem.

Fique tranquilo quanto ao sistema de cálculo, pois muitas transportadoras já contam com precisão semelhante a dos Correios, facilmente integrado à sua plataforma. Ou seja, quando o usuário insere o CEP, o valor é gerado automaticamente.

Mas atenção: é fundamental pesquisar bastante para não pagar muito caro. Afinal, esse processo não precisa ser dispendioso para sua firma — e muito menos para o cliente.

3. Entregas alternativas

Existem outras soluções para simplificar sua logística dependendo da localização da empresa, como nos casos de envio condicional:

  • Moto-entregador ou veículo de entrega expressa: quando o destinatário está próximo ao seu estoque, dentro de capitais e suas respectivas regiões metropolitanas;
  • Retirada em mãos: o consumidor paga pelo site e retira diretamente na sede;
  • A cobrar no destino: liberdade para o comprador escolher a transportadora e pagar quando receber.

Frete sedutor

Outra dica excelente é investir na divulgação nas redes sociais, com descontos exclusivos ou isenção de frete para os seguidores que compartilham seus posts. Além de atrair mais visitantes, sua marca é divulgada gratuitamente.

Como você viu, limitar suas formas de envio pode comprometer o prazo de entrega estipulado e, consequentemente, a satisfação do consumidor. Para transpor esse obstáculo, portanto, o ideal é disponibilizar múltiplas opções de frete para loja virtual.

Essas sugestões simples podem expandir seu negócio e aumentar suas chances de converter os acessos em clientes pagantes. Ainda tem dúvidas sobre o melhor tipo de frete? Conte para nós nos comentários!

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