Saiba como evitar instabilidades na plataforma do e-commerce

Realizar uma compra na internet é algo cada vez mais comum. Exatamente por isso, os consumidores virtuais estão cada vez menos tolerantes com instabilidades na plataforma do e-commerce.

Apenas ter um bom layout e produtos a preços acessíveis já não é o suficiente para conquistar um cliente. Hoje, a hospedagem do seu site precisa ser confiável e estável.

Uma boa experiência de compra é crucial para o sucesso de um e-commerce. Se o consumidor não consegue realizar a compra que deseja, pode ter certeza de que ele se sentirá frustrado e não voltará a comprar com você.

No post de hoje, mostraremos algumas maneiras de evitar instabilidades na plataforma do e-commerce para ajudar você a fidelizar e atrair clientes. Confira!

A importância da plataforma de e-commerce

A expressão “o cliente sempre tem razão” nunca fez tanto sentido. Hoje, os empreendedores digitais estão literalmente na palma da mão dos consumidores, que pesquisam, compram e compartilham sua experiência na tela dos tablets e smarthphones.

De fato, gerenciar um comércio eletrônico pode ser mais prático e barato do que uma loja física. Por outro lado, é preciso estar atento às funcionalidades da plataforma escolhida, visando facilitar a vida desse cliente extremamente crítico e persuasivo.

Percebendo o poder centralizado nas mãos dos internautas, os empreendedores buscam vantagens competitivas e maior qualidade para combater as temidas instabilidades dos sites.

Além da experiência do usuário, a escolha da plataforma também ajuda a aumentar o volume de vendas e otimizar a administração do seu negócio. Conheça alguns aspectos imprescindíveis:

Velocidade

A expressão “tempo é dinheiro” é outra que vale tanto para consumidor quanto para o empresário que aposta no ramo digital.

Quando o primeiro clica em “comprar”, ele espera que a página carregue imediatamente.  Os gestores, obviamente, almejam o retorno rápido do investimento online.

Dessa forma, é necessário se preocupar em oferecer o acesso mais veloz possível, já que em segundos o freguês pode se distrair, mudar de página ou buscar uma loja concorrente que forneça um serviço mais prático.

Credibilidade

Um fluxo da navegação mais ágil também contribui, paralelamente, para aumentar a autoridade do site. Isso porque, as páginas lentas frustram o usuário e elevam as taxas de evasão. Inclusive, a evasão pode ocorrer quando o carrinho de compras já está cheio, configurando o famoso “abandono de carrinho”.

Nesse caso, o checkout simplificado, além de uma plataforma com variedade de opções de pagamento, é essencial! Para transmitir maior confiança, também é importante destacar as informações da sua empresa, como e-mail de contato, razão social, CNPJ, telefone e endereço.

Manter esses dados visíveis aumenta a credibilidade da loja e, consequentemente, as chances de compra.

Acessibilidade

Por falar em compra, o aumento das negociações feitas por meio de dispositivos móveis exige outro aspecto incisivo: o design responsivo. É ele que garante que o carregamento do site seja tão eficaz pelo celular, por exemplo, quanto pelo desktop do computador.

Vamos explicar melhor esse ponto adiante, mas, basicamente, o comprador deve se sentir como se estivesse vendo o produto pessoalmente. Por isso, otimizar as imagens é importante para ressaltar os detalhes ao máximo, tudo sem deixar de oferecer uma navegação condensada, layout em única coluna e conteúdo dinâmico.

5 passos infalíveis para evitar problemas no e-commerce

Como você viu, uma boa plataforma de e-commerce precisa ter algumas características imperativas para assegurar que o seu negócio se desenvolva e cresça conforme o planejado.

Já que você investe no comércio eletrônico para garantir sua independência financeira, fique ligado nessas sugestões eficazes para reduzir os contratempos relacionados à estrutura da plataforma que comprometem drasticamente o seu bolso:

Verifique se a plataforma é mobile-friendly

Mencionamos, acima, o aumento das aquisições via smartphone. Saiba que essa já é uma das telas mais usadas para compras online: 41% dos usuários já utilizaram pelo menos uma vez seu celular para esse fim.

Dados como esse não podem ser ignorados. Por isso, o site responsivo ou mobile-friendly é essencial para ter sucesso no e-commerce.

Em alguns casos, o cliente já encontra dificuldades na navegação com o layout responsivo. Agora, imagine um site que não é responsivo e, ainda por cima, é instável. Essa combinação não é nada agradável para o consumidor, que ficará facilmente irritado com esse tipo de situação.

Portanto, além de tentar evitar instabilidades na plataforma do e-commerce, certifique-se de que ela funcione corretamente em dispositivos móveis.

Monitore o tempo de carregamento de página

O consumidor é muito ocupado no dia a dia e precisa de agilidade em suas atividades. Como você já aprendeu, se ele chegar em seu site e o tempo de carregamento de página estiver muito lento, ele provavelmente vai desistir da compra.

Em 2006, o tempo de carregamento aceitável pelo consumidor era de 8 segundos. Em 2010, diminuiu para 2 e, atualmente, está em 500 milissegundos. Portanto, fique de olho no tempo de carregamento das páginas da sua loja virtual.

Faça o monitoramento constante e, sempre que a plataforma estiver demorando para carregar, verifique o que pode estar causando esse problema.

Planeje-se para as datas comemorativas

As datas comemorativas são sempre bastante aguardadas pelas empresas e consumidores. Para as organizações, são uma oportunidade para aumentar as vendas. Já para os consumidores, são uma oportunidade para obter descontos.

Um terceiro elemento também costuma aparecer frequentemente nessas datas: as instabilidades na plataforma do e-commerce. Afinal, o número de acesso pode ser muito maior do que o esperado e a plataforma pode não conseguir funcionar corretamente devido a tantas demandas ao mesmo tempo.

Para evitar esse problema, é crucial se planejar com antecedência para as datas comemorativas, fazendo testes em toda a plataforma e corrigindo os eventuais problemas que surgirem.

Procure por instabilidades na plataforma do e-commerce

As instabilidades são negativas em todos os sentidos e vão influenciar na credibilidade da loja. Páginas lentas diminuem a credibilidade perante o cliente e isso afeta diretamente suas vendas. Para melhorar a percepção do consumidor, procure entregar um site mais estável e fácil de navegar. Dessa forma, as taxas de conversão vão subir.

Periodicamente, procure por instabilidades em toda a plataforma. Navegue por toda a loja para testá-la e verificar se há algum problema, como demora no carregamento, páginas que não carregam corretamente, produtos que não vão para o carrinho depois de clicar em comprar, entre outros possíveis erros que podem surgir.

Fazer essa busca é essencial para você se assegurar de que a plataforma está sempre funcionando da melhor forma e conseguir resolver os eventuais problemas que aparecerem antes que eles cheguem até o consumidor.

Use a plataforma ideal para a sua empresa

Todas as tentativas podem ser em vão se a plataforma que sua loja está hospedada não lhe oferece estabilidade.

Se você ainda não tem um e-commerce, pesquise bastante, avalie bem as possibilidades oferecidas no mercado e encontre uma que atenda suas necessidades. Agora, se você já tem uma loja virtual e ela não está atendendo suas expectativas, considere migrar de plataforma.

Nesse caso, é importante aprender a fazer uma transição rápida e sem maiores complicações ou prejuízos:

  • busque uma empresa para auxiliá-lo na implementação da nova plataforma e confira se ela possui um registro confiável em migrações anteriores;
  • questione se poderá manter os dados dos seus clientes antigos intactos, evitando perdas ou vazamentos;
  • verifique a possibilidade de mapear as URLs antigas ou se pode adaptá-las na nova plataforma;
  • priorize um layout mais moderno e com novos recursos que facilitem a experiência de compra do seu público-alvo;
  • mude para uma plataforma que ofereça ferramentas simplificadas para facilitar sua gestão, além de estar integrada com a divulgação de marketing em redes sociais, por exemplo.

É importante ressaltar que esse tipo de alteração exige planejamento e dedicação. Não se esqueça de averiguar qual é o prazo médio para a mudança de plataforma, sobretudo para não comprometer o acesso — e as suas vendas, é claro — durante o procedimento.

Nesse momento, é importante buscar uma empresa especializada em lojas virtuais e que conte com sua própria plataforma de e-commerce. Dessa forma, você garante um e-commerce sempre seguro e estável.

Você está em busca de uma solução para evitar problemas com instabilidades na plataforma do e-commerce ou migrar sua loja virtual? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo a fazer uma transição segura!

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