Saiba como deve funcionar uma estratégia de pós-venda na internet
Todas as empresas querem vender mais e ter sucesso na internet. No entanto, muitas delas não dão a importância necessária para a estratégia de pós-venda, um dos momentos mais importantes para a fidelização dos clientes.
Fidelizar um cliente é um desafio complicado que pouquíssimas empresas conseguem alcançar. Mas a questão é: você quer chegar nesse estágio e fazer uma estratégia de pós-venda eficiente?
Se você respondeu sim, veio ao lugar certo! Neste post, listaremos as principais dicas de estratégia de pós-venda que a sua empresa deve seguir para fidelizar os consumidores na internet. Acompanhe!
Mantenha o contato com o cliente após a venda
Lembra aquele ditado popular “quem não é visto, não é lembrado”? Pois então, é exatamente essa a importância do contato com o cliente após a finalização de uma compra.
Durante o processo de venda, sua empresa faz tudo certo, trata o cliente como um rei e oferece diversas facilidades. Mas, e no pós-venda? Você está mantendo esse contato para não ser esquecido e trocado pela concorrência?
Para você ter ideia, segundo o professor e consultor de marketing americano Philip Kotler, conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que fidelizar um atual. É por isso que você deve ter uma estratégia de pós-venda eficaz. Sua preocupação em manter clientes habituais deve ser maior do que a de captar novos consumidores.
Peça feedbacks sobre a sua empresa
A opinião dos clientes é muito importante para a sua empresa. O cliente é que acessa o site, as redes sociais, finaliza uma compra e espera a entrega da sua loja virtual. Então, ele está por dentro de todos os processos de venda da sua empresa, e sabe exatamente onde pode ser melhorado para facilitar a vida de novos consumidores.
Isso significa que, além de manter uma comunicação efetiva com o cliente, você deve pedir a eles feedbacks sobre os produtos ou serviços, sobre a compra em si e até mesmo sobre o atendimento dos colaboradores, para buscar otimizar cada vez mais todos os setores do seu negócio.
Outro ponto importante é que os feedbacks trazem mais credibilidade para o seu negócio. Muitos consumidores só compram após lerem os comentários deixados por outros clientes sobre o produto e a empresa.
Envie promoções e conteúdos exclusivos por e-mail
Você já recebeu e-mails com materiais exclusivos e promoções no seu e-mail, não é mesmo? Isso é um fato, acontece com todas as pessoas que preenchem corretamente os formulários por aí.
Mas você sabia que essa estratégia de pós-venda por e-mail pode ser uma ótima forma da sua empresa ter ainda mais credibilidade com os clientes?
Quando um cliente finaliza uma compra, e dias depois recebe um material exclusivo para baixar, ou até mesmo uma promoção exclusiva, ele se sente importante e relevante para a empresa. Assim, além de ganhar credibilidade, sua marca também conquista um cliente fiel.
E aí, gostou das dicas sobre estratégia de pós-venda na internet? Quer saber mais sobre o assunto?Então não deixe de conferir os 5 erros que comprometem as vendas de uma loja virtual!