O que é o m-commerce e por que investir nessa tendência?
Atualmente, a tecnologia tem proporcionado a criação de produtos inovadores e o surgimento de novas tendências de mercado. Ela tem contribuído enormemente para a revolução da forma como consumimos produtos, transformando o que antes era uma experiência apenas física em presença digital.
Uma dessas transformações no comportamento do consumidor vem se consolidando com a fusão entre o comércio digital e a crescente adesão aos dispositivos móveis, como tablets e smartphones.
No post de hoje, apresentaremos algumas informações sobre o que é m-commerce e os motivos pelos quais você deve investir nessa tendência. Vamos conferir?
Definição de m-commerce
Partindo do mesmo princípio do e-commerce — que é qualquer transação comercial feita por meio da internet —, o m-commerce utiliza as plataformas mobile para executar essa tarefa, possibilitando que os clientes façam compras pela internet através de seus dispositivos de qualquer lugar, a qualquer hora.
Essa nova modalidade de comércio digital surgiu a partir da mudança de comportamento no modo como o consumidor utiliza a internet. Devido à sua mobilidade de praticidade, os usuários começaram a utilizar celulares e tablets cada vez mais, diminuindo o acesso através de desktops.
No Brasil, mesmo que ainda poucas empresas tenham adotado de forma significativa ao mercado de m-Commerce, as que investiram sentiram uma diferença significativa nos resultados. Um exemplo disso é a gigante do Varejo de calçados Netshoes que, após aderir ao comércio mobile, registrou um aumento de 262% em sua receita de vendas.
Tal cenário irá se tornar cada vez mais comum também devido ao aumento de cobertura 4G no Brasil, possibilitando que o acesso à internet via dispositivos móveis seja mais rápido e eficiente, encorajando o público a efetuar ainda mais ações usando esse recurso.
Mais oportunidades de negócio
Segundo dados do Google, mais da metade dos acessos à internet foram feitos através de dispositivos mobile. Esse número vem crescendo a cada ano, tornando ainda mais urgente a necessidade das empresas em adequarem seus negócios a esses dispositivos. Afinal, ninguém quer perder essa parcela tão grande do mercado, não é mesmo?
É importante lembrar que grande parte desses consumidores que utilizam dispositivos móveis são jovens de até 25 anos, e os mesmos já possuem o hábito de consumir produtos e serviços pela internet.
Mensuração de dados
Outro fator muito importante nessa nova tendência do mercado digital é a possibilidade de identificar não só suas preferências, mas também mapear sua localização. Isso possibilita que ações de mídia instantânea sejam feitas, captando o consumidor quando ele passa em frente à sua loja ou nos arredores do seu quarteirão, por exemplo.
Site responsivo
Mesmo com todas as possibilidades que o m-commerce pode oferecer para a expansão de um negócio, ainda existem muitas empresas que não possuem um site otimizado para atender esse tipo de demanda.
Por isso, é muito importante que você antes de você ingressar nesse meio, certifique-se de que sua loja esteja bem estruturada e preparada para acessos mobile. Isso garantirá que mais pessoas encontrem o seu negócio e consumam os produtos de sua loja.
E aí, restou alguma dúvida sobre o que é m-commerce ou sobre como adequar sua loja para que essa nova tendência? Conte pra gente nos comentários abaixo: será um prazer tirar as suas dúvidas!