Dicas para vender mais na Black Friday

Na última sexta-feira de novembro será realizada mais uma edição da Black Friday, um dia completo em que o varejo se propõe a fazer grandes promoções por todo país. A data já é tradição nos Estados Unidos e alguns lojistas chegam a se preparar até mais do que no Natal.

Aqui no Brasil ela chegou desacreditada e alguns até a chamam de “Black Fraude”. Mas existem sim empresas que realmente oferecem descontos de verdade e a sua loja pode fazer a diferença e aproveitar esta data com credibilidade. Ainda faltam algumas semanas, mas já está na hora de fazer o planejamento das estratégias para ter sucesso na data.

Abaixo listo 10 dicas para ajudar os varejistas a faturarem na Black Friday:

1 – Valorize seus clientes fiéis

Aquele seu cliente que sempre está comprando precisa se sentir ainda mais valorizado. Mostre o quanto ele é importante para você. Pesquise a sua base de dados, defina um ticket médio e selecione os clientes mais fiéis para receberem um desconto especial para a Black Friday. Essa diferenciação pode te render bons negócios durante todo o ano.
Aqui na WapStore é comum os clientes criarem uma landing page exclusiva com alguns produtos com descontos e enviar exclusivamente para a sua base de clientes, isso funciona muito.

2 – Verifique seu estoque

É interessante aproveitar a data para liquidar também aqueles produtos que não vendem. Busque os produtos que estão no estoque há algum tempo, remarque e coloque em destaque na loja.

3 – Monte kits

Uma boa saída para aquelas mercadorias que não têm giro sozinhas é colocá-las em kits ao lado de produtos que vendem melhor e criar kits que tenham o perfil do seu cliente.

4 – Busque a indústria

Verifique quais fornecedores conseguem reforçar o seu estoque até a data para que possa planejar suas promoções em conjunto. A indústria deve ter produtos para fazer giro, então é interessante acioná-los para ver o que tem disponível para a data.

5 – Crie promoções verdadeiras

Quando for criar uma promoção, coloque-se no lugar do consumidor e se pergunte: será que ele vai ter a percepção que isso é uma promoção de verdade? É muito comum no Brasil o lojista achar que a promoção dele é uma promoção de verdade. Eu sempre digo que, quem tem que achar que a promoção é boa é o cliente, não quem está fazendo a promoção. Não pode ser 5% ou 10% em produtos que o consumidor não vê valor, tem que ser algo que o seu cliente veja como promoção real, que realmente faça a diferença no bolso. O consumidor brasileiro está cada vez mais antenado e informado. Então, atenção! Nada de resgatar a “Black Fraude” do passado.

6 – Invista em comunicação – Quem não é visto não é lembrado

Assim com a operação do seu ecommerceseu marketing deve se preparar com antecedência para o grande dia. Nessas horas, as redes sociais e campanhas de display no Google, por exemplo, serão suas grandes companheiras.

A preparação para a semana da Black Friday deve acontecer, pelo menos, um mês antes. Na reunião de planejamento, leve em consideração os seguintes tópicos:

– Expectativa antes da Black Friday: Se seus descontos são agressivos, gerar expectativas é uma ótima tática para aumentar a conversão antes, durante e depois da Black Friday

 Criar uma landing page para captar e-mails de clientes interessados nas ofertas é uma maneira de potencializar suas vendas na sexta-feira.

– Layout: Apostar em um esquema de cores diferenciado e específico para a Black Friday é importante para sinalizar que algo está diferente do usual. Os banners também devem indicar os descontos ou os produtos principais da sua campanha.

– Pós Black Friday: Depois do grande dia, você terá novos leads, ou seja, novas oportunidades de negócio. É a hora de aproveitar para fidelizar esses clientes que podem vir a ser recorrentes na sua loja.

 

7 – Reforce sua plataforma de e-commerce

A Black Friday no Brasil é tão forte no e-commerce que, hoje em dia, a grande reclamação em relação à data é a capacidade dos sites em absorver a grande entrada de clientes querendo aproveitar as promoções. Então, prepare a estrutura da sua loja virtual para receber um maior tráfego de acessos neste dia para evitar a queda do servidor e possíveis perdas de vendas relativas aos erros de sistema do site.

 

Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/10-dicas-para-vender-mais-na-black-friday/98892/|https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/sucesso-vendas-black-friday-2017/

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