Como fazer uma análise de concorrência para minha loja virtual?
O comércio eletrônico tem sido uma alternativa mais barata e ampla para muitos empreendedores. No entanto, sobreviver nesse meio não é algo tão simples: para “matar um leão por dia”, é preciso investir tempo e dinheiro em análise de concorrência.
Nesse ramo, nem sempre os mais fortes ganham. Hoje, os mais rápidos em apresentar soluções aumentam suas chances de liderança no mercado, uma vez que o cenário passa por constantes mudanças — muitas delas em função de uma nova tecnologia.
No post de hoje, criamos uma lista de dicas para te ajudar na avaliação de seus concorrentes. Vamos lá?
1. Demarque a concorrência
Quais são os concorrentes de sua loja virtual? Em um primeiro momento, essa questão até parece simples de responder, pois a tendência natural é a de listarmos mentalmente aqueles mais próximos e pertencentes ao mesmo nicho.
Mas o perigo se encontra exatamente aí, porque os dados tendem a ser imprecisos e nem sempre os nossos concorrentes atuam no mesmo segmento.
O jeito certo de fazer isso é por meio de ferramentas específicas, como Google Alertas, Google Keyword Planner, SEMRush e SimilarWeb — embora este último seja um recurso pago, é possível obter gratuitamente algumas informações relevantes.
Nessas e em outras plataformas, você encontra meios de acompanhar as ações da concorrência, a fim de verificar o que eles têm feito para atrair e manter o público.
2. Observe a forma de trabalho deles
Nessa etapa, você deve se colocar na posição de consumidor. Pense que agora é você quem está do lado de cá. Com os dados gerados pelas ferramentas de avaliação, visualize os seus concorrentes e os avalie.
Envie perguntas, responda as pesquisas disponíveis, analise os recursos do site, processos, check-out, formas de pagamento, redes sociais, contatos, remuneração de colaboradores.
Além disso, vasculhe os fornecedores, rede de afiliados e verifique a agilidade de resposta. Tudo isso, ao final, vai te ajudar na construção de sua análise de concorrência.
3. Avalie para decidir depois
Normalmente, a primeira medida a surgir na mente de muitos donos de e-commerces quando se encontram em situação de apuros é a de baixar os preços das mercadorias. Só que essa atitude nem sempre é a mais inteligente, porque, nesse caso, a sua margem de lucro é afetada. Como assim?
Em muitos casos, a guerra de preços é desleal, e você sempre vai encontrar alguém disposto a entrar nessa briga. Baixar o preço de determinado produto implica em planejar a ação, pois reduzir é fácil, difícil é arcar com os prejuízos depois.
Para não perder dinheiro nessa “queda de braços”, observe a direção proposta pela sua análise de concorrência.
4. Foque em seu diferencial
O preço é importante para a orientação no mercado, mas ele não chega a ser determinante, pois, do contrário, algumas marcas estariam fadadas ao fracasso.
O melhor jeito de driblar isso é reconhecendo os pontos fortes e fracos da concorrência e, a partir disso, implementar estratégias capazes de superar as ações de seus oponentes.
Como fazer isso? Para evitar essa tática de sempre baixar os preços, dê atenção aquilo que coloca a sua loja virtual em vantagem competitiva. Depois que você realiza a análise de concorrência, fica mais fácil identificar alguns benefícios e desvantagens.
O seu atendimento é mais rápido? A sua presença online é marcante? O cliente encontra alternativas para obter descontos? A criatividade é uma marca registrada de seu negócio? Use todos os pontos positivos a seu favor e planeje como melhorar aqueles que ainda deixam a desejar.
A análise de concorrência é a maneira que você tem de não se tornar refém da guerra de preços, já que essa tática até funciona em certos momentos, mas leva a prejuízos quando executada com frequência e por impulsividade. Lembre-se que o objetivo aqui é fazer com que você desperte em seu público o desejo de estar sempre por dentro das novidades do seu site.
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