Como a hospedagem do site influencia o SEO

Com mais de 450 mil lojas virtuais ativas apenas no Brasil, dá para imaginar que conseguir a atenção do consumidor não seja nada fácil.

Agora, verdade seja dita: quem conta com uma boa estratégia de SEO para o e-commerce, sempre sai na frente da concorrência. No entanto, o que pouca gente sabe é como uma boa hospedagem do site pode influenciar (e muito!) na otimização das suas páginas na web.

É isso mesmo: capaz de colocar seu site no topo das pesquisas ou nas profundezas das buscas, a hospedagem é um dos fatores mais importantes para uma boa otimização no Google. Quer saber o motivo? Então continue a leitura:

Quanto maior a velocidade, melhor a experiência do usuário

Não vivemos mais na década de 90, com internet discada. Hoje, até os celulares conseguem ter acesso à internet com uma velocidade de mais de 2 MB por segundo.

Hoje, o tempo máximo que os usuários esperam pelo carregamento de uma página é de 2 segundos. Passou disso, a queda no número de acessos pode chegar a mais de 40%.

Consequentemente, quando muitos usuários começam a abandonar seu link, o Google entende que a experiência daquela página não é boa e passa a diminuir sua posição no ranking, colocando outras URLs na sua frente. Por isso, ter um servidor rápido influencia no SEO.

É possível utilizar ferramentas para analisar a velocidade de carregamento de seu site. Listamos 2 abaixo:
Pingdom Web Page Test
Web Page Test

O Google observa a localização do servidor

Por incrível que pareça, um dos pontos que o Google olha para otimizar um site em seus resultados de busca é onde está o seu servidor. Para muita gente, isso acaba sendo um problema, já que boa parte das hospedagens ainda acontece em servidores internacionais.

Por isso, é sempre interessante ficar de olho em dois pontos:

  • observar se a sua empresa de hospedagens tem algum servidor no seu país — a Amazon, por exemplo, tem diversos servidores espalhados ao redor do mundo;
  • especificar esse detalhe nas configurações do Google Search Console é uma saída inteligente para evitar esse tipo de problema.

O Google verifica o tempo de permanência online do site

Clientes, proprietários do domínio e até o Google: ninguém gosta de lidar com um servidor que não fica no ar. Por isso, ele fica de olho no uptime, o tempo de permanência online das páginas.

O ideal é que um endereço fique no ar por 100% do tempo. No entanto, algo pode dar errado ao longo do mês e, com isso, é dado um desconto de mais ou menos 1% desse tempo. Logo, evite colocar as suas páginas em um servidor que ultrapasse esse limite.

IPs compartilhados podem diminuir a credibilidade do seu site

Quando o assunto são IPs compartilhados versus IPs dedicados, é preciso deixar de lado alguns mitos que rondam o assunto.

A dúvida sobre utilizar ou não hospedagem compartilhada tem sido um ponto de inflexão entre especialistas em SEO. Usar esse serviço é uma forma acessível para pequenas empresas configurarem seus sites ou blogs. Nesta solução, a largura de banda e o armazenamento são divididos entre usuários que, frequentemente, nem se conhecem.

Como o próprio Google já deixou bem claro, os IPs compartilhados — aqueles serviços de hospedagem que colocam vários sites em um só servidor — têm o mesmo peso dos IPs dedicados — exclusivos só para as suas páginas.

Ou seja, não há diferenças significativas, em relação a SEO, entre compartilhar ou não a hospedagem do seu site, uma vez que não é estabelecido rankeamento diferenciado para servidores dedicados.

Porém, isso não quer dizer que, para um e-commerce, esteja tudo bem ao compartilhar o servidor com outros.

Em sites com IPs compartilhados, fica mais difícil ter um certificado SSL (Secure Sockets Layer), para não dizer impossível. E, como todos sabem, o SSL é o padrão internacional para troca de informações sigilosas na internet, principalmente em sistemas de compra, como o dos e-commerces.

Compartilhar a hospedagem com sites duvidosos pode impactar negativamente a credibilidade do seu site com os motores de busca. De fato, alguns hosts são negligentes, aceitam clientes maldosos e, assim, ganham má reputação no mercado.

O mais importante é que você faça sua “lição de casa” antes de iniciar um contrato de hospedagem. Se ficar preocupado, uma pesquisa inversa de IP pode fornecer algumas informações sobre quem está compartilhando o mesmo servidor que você. No entanto, se você estiver pensando em realizar vendas online, não divida seu servidor com ninguém.

Migrar de servidor pode impactar seu SEO

Trocar o serviço de hospedagem pode causar alguns impactos, desde o SEO e o rankeamento até a própria estrutura do site.

Um dos motivos pelos quais você precisa criar uma duplicata exata do seu site ao migrar para um novo host é que o Google e outros motores de busca apresentam problemas quando se trata de mudanças mais profundas.

Por exemplo, se você alterar seu sistema de gerenciamento de conteúdo e reconfigurar a estrutura do site, o Google pode interpretar que se trata de um novo site e isso, consequentemente, afetará seu SEO.

Se decidir mover seu site para um novo servidor, considere as consequências (tanto negativas quanto positivas) e opte por um serviço que, comprovadamente, já tenha realizado migrações com sucesso.

A segurança faz diferença no rankeamento

Você pode adotar todas as medidas necessárias para proteger o seu site, porém, se o provedor de hospedagem não faz o mesmo, então, você está construindo nada mais do que castelos de areia.

Quem já passou pela experiência de ter o site hackeado, sabe o desastre que isso representa para os negócios e a importância de fazer todo o possível para garantir a segurança.

Um site inseguro está mais exposto a malwares e a diversas ameaças que podem levar a sérios prejuízos para sua loja virtual. Além disso, o Google já deixou claro que está muito focado na segurança.

Existem, essencialmente, dois tipos de hackers:

  • Os mais comuns e ameaçadores são os ladrões de identidade: procuram qualquer oportunidade para coletar informações para ganho pessoal e operam, na maior parte das vezes, de modo furtivo. Tentam continuar despercebidos por um longo período de tempo para alcançarem tantas vítimas quanto possível.
  • Nem todos os hackers que podem prejudicar seu site são ladrões de identidade. O segundo tipo é formado por um grupo significativo que busca, simplesmente, causar interrupções. Se você for vítima desses hackers, seu site é submetido a um longo tempo de inatividade, comprometendo suas receitas. Esses criminosos causam danos apenas para se divertirem ou provarem a si mesmos que são capazes de desativar uma empresa ou organização. É comum a utilização do “graffiti” — a inserção de mensagens escritas ou imagens externas para deixarem claro que estiveram lá.

Por isso, assegure-se de levar em conta a segurança no momento de escolher o serviço de hospedagem do seu site.

Existe uma ferramenta de análise de segurança do Google onde você pode verificar se seu site é considerado inseguro.

Como você viu, a hospedagem do site pode influenciar em vários pontos a sua estratégia de SEO. Por isso, nada de economizar com o servidor da sua loja virtual, afinal, o barato pode sair bem caro no final das contas.

Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Então, deixe sua pergunta ou sugestão aqui mesmo nos comentários.

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