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Quando devo mudar o design do e-commerce?

Quem tem um e-commerce sabe das grandes oportunidades que possui, mas também sabe que são necessários alguns cuidados e muita atenção ao design de seu site. O design é uma questão de extrema importância para aumentar sua taxa de conversão, o que significa que um design ruim poderá afugentar seus visitantes e causar uma grande diminuição de suas vendas.

É preciso também proporcionar uma boa UX (User eXperience), ou seja, aperfeiçoar a experiência do usuário em seu site, melhorando o design ao máximo. Confira essas quatro dicas para saber se está na hora de mudar o design do e-commerce e aumentar suas vendas!

Como está sua taxa de visitas?

Um dos primeiros pontos a observar é a taxa de visitas ao seu site. Ao perceber que os números estão constantemente caindo, talvez esteja na hora de analisar o design de seu site e verificar possíveis melhorias.

Muitas vezes o layout do site acaba ficando antiquado, o que também diminui a credibilidade e a confiabilidade de seu e-commerce, fazendo com que os usuários não retornem ao seu endereço on-line. Ter um layout mais moderno ou com funções inovadoras pode ser um grande diferencial.

Vale ressaltar que a usabilidade do site também deve ser pensada. Prefira um design clean, em que os usuários não precisam procurar muito para obter as informações de que precisam.

Sua taxa de conversão está baixa?

Outra situação preocupante é em relação à baixa taxa de conversão. Se a sua taxa vem caindo ou se apresenta um número muito menor do que a taxa de visitas, significa que o design do e-commerce precisa de uma repaginada.

Verifique questões como, por exemplo, existência de links quebrados, maior dificuldade em encontrar as informações buscadas, o estado da descrição e das fotos dos produtos, e veja se o formato e as cores do botão “comprar” estão adequados e visíveis.

A navegabilidade de seu site está ruim?

A navegabilidade de seu e-commerce também poderá estar relacionada à baixa taxa de conversão e com a queda no número de visitantes. Se o seu site não é fácil de navegar ou exige uma excelente conexão com a internet, certamente você terá dificuldades em atingir bons resultados.

O ideal é pensar em um design que chame a atenção e mostre ao usuário onde ele deve ir e o que fazer. Muitas vezes simples testes A/B resolvem esse problema, já que é possível analisar os passos dos usuários e saber como é o seu comportamento dentro de uma loja virtual.

Outro ponto importante que deve ser repensado em um novo design para o seu site é a sua versão mobile. Sites responsivos trazem melhores resultados, já que grande parte das buscas e compras são feitas através de dispositivos móveis — o que significa que os usuários também precisam ter uma boa experiência ao acessar sua loja virtual de smartphones e tablets.

Suas fotos estão realmente boas?

Outro ponto importante para melhorar os resultados e o design do e-commerce é o uso de fotos bem produzidas, que aumentam sua taxa de conversão. As fotos são primordiais para realizar uma venda, afinal, é natural que os usuários analisem primeiramente as fotos antes de irem para a descrição do item e, finalmente, comprarem o produto.

Se o seu site não possui boas fotos, talvez seja melhor começar a pensar nesse ponto como grande causador da queda de sua taxa de conversão. O ideal é buscar auxílio para tirar fotos profissionais de seus produtos e também editá-las de forma mais atrativa e sedutora, o que certamente ajudará a sensação de desejo no consumidor e otimizará sua UX.

Levando em consideração esses e outros pontos importantes, você será capaz de criar um e-commerce de sucesso. Se você quer melhorar seus resultados, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de mais dicas quentinhas!