Passo a passo para montar uma loja virtual!

Empreender na internet se tornou o grande sonho de muitos brasileiros que procuram inovar e largar as relações tradicionais de trabalho. Nesse sentido, o mercado de e-commerce é crescente e abre grandes oportunidades para quem quer inovar com uma boa ideia, mas, é preciso fazer isso da forma certa.

Montar uma loja virtual requer certos cuidados, e focar nas vendas online exige uma série de atitudes indispensáveis. Quer um passo a passo para fazer isso com perfeição? Então veja as dicas que preparamos para te ajudar nessa empreitada! Continue lendo.

1. Escolha a plataforma

A escolha da plataforma é uma das primeiras decisões que você precisa tomar ao montar uma loja virtual, e é uma das mais importantes. Ela é a base do negócio, e tudo aquilo que for construído será fundamentado em cima dela. Como você não sabe ao certo como sua empresa se desenvolverá, nem as demandas novas que podem surgir, é essencial que ela seja flexível e permita alterações de acordo com suas necessidades e preferências. 

Basicamente, o mercado oferece três alternativas de plataforma: as gratuitas, as de código fonte aberto e as pagas. As gratuitas têm muitas limitações e não permitem customizações ou personalizações; as de código aberto exigem a contração de especialistas ou muito conhecimento em programação, pois não oferecem nenhum tipo de suporte. Já as pagas costumam ser a opção mais viável: custam uma parte das receitas, mas oferecem a possibilidade de customização e ainda contam com o auxílio do suporte especializado.

2. Monte sua estrutura

Depois de eleger sua plataforma, é hora de montar a estrutura. Se você pretende crescer, é indispensável escolher com cautela os funcionários, fornecedores, e a logística de estoque e entrega. Além disso, você deve buscar ferramentas de controle para automatizar o funcionamento, como softwares de gestão.

Analise bem os profissionais que o ajudarão na empresa, pesquise bastante os fornecedores e verifique se são confiáveis e cumprem os acordos no prazo — preço é fundamental, mas não é tudo! Considere as diferentes formas de envio e veja como otimizar seu acervo de mercadorias, para que não falte nada na hora da venda.

3. Disponibilize formas de pagamento

As formas de pagamento também são essenciais para uma loja virtual, pois é dessa maneira que o dinheiro entrará no caixa. Basicamente, existem três maneiras de fazer isso: por intermediadores, gateways de pagamento e integração direta.

Os intermediadores são empresas que terceirizam o recebimento, redirecionando o cliente para a página deles quando a compra é finalizada. É uma boa alternativa para quem está começando, pois, geralmente, possuem muitas bandeiras de cartão de crédito e até débito em conta. Também fazem análise antifraude, dando mais garantias para o seu negócio. Seu ponto negativo, além das taxas, é que, geralmente, exigem um cadastro do comprador, o que pode fazer com que ele simplesmente desista do negócio.

Já os gateways de pagamento são como as máquinas de cartão usadas em lojas físicas. Os clientes selecionam a bandeira e inserem as informações, sendo redirecionados para a rede correspondente, que verifica o saldo e finaliza a transação. É uma alternativa simples, com excelente controle, mas, além das taxas, você precisa se cadastrar nos bancos e nas operadoras para receber o seu dinheiro.

Por fim, há a integração direta com a adquirente. Nesse caso não há intermediadores, e a sua loja virtual é que responsável por verificar os dados e a segurança. A vantagem é que não existem tarifas, e seu consumidor nunca sai da sua loja; contudo, é você que arca com os riscos e prejuízos de eventuais fraudes ou falhas.

4. Invista em marketing

Por fim, depois de seguir esses passos, é hora de investir em divulgação! Como você já está na internet, não abra mão do marketing de conteúdo: criar artigos, descrições e posts inteligentes são ótimas maneiras de atrair visitantes e ranquear bem sua página nos mecanismos de busca.

Além disso, cadastrar os clientes e enviar campanhas de e-mail marketing também ajudará a aumentar suas taxas de conversão e gerar um bom volume de visitantes em curto prazo, o que é essencial para as primeiras vendas!

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