Fotos de produtos no e-commerce: 5 melhores práticas

Engana-se quem pensa que, para um e-commerce ter sucesso, basta ter bons produtos e preços atraentes. Quando o consumidor precisa obter algo, ele procura por atributos que comprovem a funcionalidade, a beleza e, é claro, a qualidade do objeto em questão.

Por isso, as fotos de produtos no comércio eletrônico podem ser a diferença entre a estagnação e o crescimento de um negócio. Pense bem: você compraria um produto de uma loja física se ele estivesse sujo ou com algum sinal de defeito? É bem provável que não, certo?

No caso das lojas virtuais, imagens de má qualidade ou até mesmo a falta delas passam a mesma impressão. Para os que preferem as compras na internet, o apelo visual é o principal recurso no momento das dúvidas, já que não se pode utilizar o tato.

A seguir, mostraremos a você as 5 melhores práticas para ter boas fotos de produtos. Continue a leitura e confira!

1. Caprichar na iluminação

A qualidade de uma imagem depende quase que unicamente da captação, o que faz da iluminação uma das principais responsáveis por embelezar uma foto. O ideal seria utilizar luz natural, no entanto, como nem sempre isso possível, procure iluminar o ambiente com luzes artificiais que imitem a natural. Uma dica: não use o flash.

2. Usar um fundo branco 

Usar um fundo branco é uma prática costumeira quando o assunto é fotos de produtos, pois, desse modo, seus detalhes e suas características são evidenciados. Porém, se o item que você deseja fotografar também for de cor branca, nesse caso o indicado é utilizar um fundo levemente mais escuro. 

3.  Testar diferentes ângulos

Lembre-se: é preciso fazer com que as imagens se aproximem ao máximo da experiência de visualização ao vivo. Em vista disso, teste vários ângulos e veja quais fotos melhor ajudam a entender os traços e particularidades do produto.

4. Utilizar fotos com boa resolução

Esse é outro aspecto que merece bastante atenção, mas que muitos empreendedores ainda deixam a desejar. Fotos com baixa resolução ficam cheias daqueles quadradinhos, ou seja, produzem imagens pixeladas.

Isso ocorre principalmente quando o zoom é aplicado, o que piora ainda mais a credibilidade do seu e-commerce. Portanto, use fotos com boa resolução.

5. Compactar as imagens

De nada adianta ter boas fotos se elas demoram uma eternidade para carregar. Os consumidores não costumam ter muita paciência com a lentidão de um site, por isso, compacte as imagens para não expulsá-los de sua loja. A experiência de navegação é um ponto no qual você deve estar sempre atento — grave bem isso!

Não esqueça também de usar um software para fazer o tratamento dessas imagens, caso seja necessário alguns retoques. O Photoshop é a ferramenta mais conhecida para esse tipo de trabalho.

Por sermos seres muito visuais, as fotos de produtos no e-commerce têm o poder de nos atrair, não temos dúvidas disso. Por isso, dê o devido cuidado a esse fator: suas taxas de conversão vão lhe agradecer!

Gostou do nosso passo a passo para publicar as melhores fotos de produtos no seu site? Então aproveite para conferir como realizar o cadastro de produtos na sua loja online!

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