CRO para e-commerce: tire aqui suas dúvidas

Administrar uma loja virtual é um desafio cada vez maior: com a crescente competitividade no meio online, é preciso buscar constantemente por formas de aumentar as vendas.

Nesse contexto, o CRO para e-commerce já se tornou algo essencial para o sucesso das lojas virtuais. Afinal, se o seu e-commerce consegue atrair visitantes, mas por algum motivo não realiza vendas, alguns fatores podem estar impedindo a compra.

A taxa de conversão não se trata apenas de uma métrica, mas de um método que tem transformado as estratégias de vendas para as lojas virtuais. Confira, a seguir, como funciona um CRO para e-commerce e entenda como ele pode ajudar sua loja.

O que é CRO para e-commerce?

CRO é a sigla de Conversion Rate Optimization ou Otimização da Taxa de Conversão. Trata-se de um conjunto de estratégias e técnicas que busca orientar os usuários a concluírem uma ação, que no e-commerce pode ser a conclusão de uma compra ou a contratação de um serviço. Técnicas como copywriting, usabilidade, design e SEO são as ferramentas que ajudam a aumentar as taxas de conversão.

Analisar todos as ações que são feitas em sua loja virtual é parte essencial de um bom planejamento de marketing digital. O CRO é um experimento mutável, precisa de atenção nas ações que são feitas e documentação para comparação futura.

Por que o CRO é importante?

Porque o principal objetivo do CRO é aumentar o número de vendas efetivadas em sua loja virtual. Deixar a usabilidade mais adequada para os usuários deixará sua loja mais eficiente, podendo até diminuir o investimento em adquirir trafego.

Em alguns casos, o número baixo de conversões pode ser atrelado ao desempenho do seu site e não no investimento de compra de mídia, por exemplo.

Como aplicar o CRO?

Agora que entendeu o que é CRO e qual sua importância, é o momento de aplicar em seu e-commerce. Mostramos aqui as 3 principais formas de otimizar as taxas de conversão da sua loja virtual, confira:

Testes A/B

Os testes A/B são os meios mais usuais para aplicar o CRO em um site. São colocadas duas variáveis em disputa em uma página e, depois, avalia-se qual teve melhor resultado junto ao público.

É recomendado testar um elemento por vez, como a troca da cor de um botão. Esse tipo de experimento torna mais simples de mensurar e documente tudo para comparação de resultados.

Os testes A/B são recomendados para adequar o site para as necessidades do seu público-alvo. Alguns e-commerces chegam a fazer testes semanais em seus sites, para ter um ajuste mais preciso. Temos uma matéria exclusiva sobre esse assunto nesse link.

Segmentação

Conhecer bem seu público-alvo é imprescindível para uma boa estratégia de marketing digital. Com esse conhecimento em mãos, é possível criar ações mais efetivas para atingir os objetivos propostos no planejamento. Ao conseguir o máximo de informações sobre seus clientes, você conseguirá segmentar melhor a distribuição de conteúdo.

Site otimizado

Criar e manter um site otimizado aumentará a possibilidade de conversão da loja virtual. A velocidade de carregamento, um layout bem construído e com o SEO otimizado, atrairá mais visitantes para sua página.

O CRO é um trabalho contínuo e minucioso. Por isso, realizar testes constantes, pesquisar e analisar quais são as melhores técnicas atuais do mercado é essencial. Não deixe que o CRO se torne um processo emergencial: pense e use desde o começo do projeto da sua loja online!

Adequar seu site às necessidades dos clientes também é uma prática necessária. Lembre-se que a finalização da ação é resultado de um bom trabalho da sua marca, que conseguiu ofertar a melhor opção para o problema da sua audiência.

Gostou do conteúdo e quer continuar aprendendo sobre o assunto? Então entenda de vez o que são CTAs e como eles podem aumentar o CRO do seu e-commerce!

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