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mulher branca decidindo quais os tipos de estoque para ecommerce irá aplicar em sua loja

Conheça 5 tipos de estoque para e-commerce

Ter uma boa gestão de estoque é essencial para o sucesso de um e-commerce. Para conseguir escolher o que melhor se adapta ao seu negócio, é importante conhecer os tipos de estoque mais utilizados por lojas virtuais.

Confira neste artigo, os 5 tipos de estoque para e-commerce e descubra o ideal para você!

Qual a importância do estoque no e-commerce?

Para ter um estoque eficiente, é ideal manter o equilíbrio. Por isso, tenha um armazenamento grande o bastante para atender à demanda, mas compacto o suficiente para não comprometer o orçamento em tempos de estagnação. 

Além disso, é indispensável ter uma gestão de estoque eficiente e adaptada a sua necessidade, independente do modelo escolhido.

Para os clientes, atrasos e problemas na entrega dos pedidos estão entre os maiores motivos de insatisfação. Por isso, é tão crucial escolher o modelo ideal de estoque para o seu e-commerce.

Entenda melhor as diferenças entre os tipos de estoque nos tópicos abaixo:

mulher negra decidindo sobre qual o melhor tipo de estoque para e-commerce
Fonte: Freepik

1- Estoque físico único

É um tipo de estoque de e-commerce muito semelhante ao de uma loja física, com produtos a pronta entrega de acordo com o tipo de consumo. A vantagem deste modelo é permitir uma gestão única, já que todo o estoque fica concentrado em um único ponto de distribuição.

Por outro lado, essa modalidade precisa de controle rigoroso, a fim de evitar perdas e minimizar possíveis falhas de logística. É preciso ter cuidado redobrado com o prazo de envio, já que, ao ter um estoque centralizado, existe dificuldade em garantir agilidade e rapidez para entregas em regiões mais distantes.

2- Estoque descentralizado

A diferença deste modelo para o anterior é a descentralização dos pontos de distribuição, que podem estar espalhados por diversas regiões.

Uma vantagem desta opção de estoque é justamente a velocidade na entrega, que proporciona prazos menores para levar os produtos aos clientes. Isso dependerá de quantos pontos de distribuição existem e como eles estão distribuídos, ou seja, em quais regiões do país estão presentes.

Um outro fator positivo desse modelo está na redução nos custos com o transporte, já que o ponto de partida será sempre do estoque mais próximo do cliente.

No entanto, manter diversos estoques descentralizados aumenta, e muito, os custos com os ambientes físicos necessários para a armazenagem dos produtos. Além disso, para manter o controle e a integração entre todos os pontos de estoque, é indispensável ter uma excelente gestão de logística.

3- Estoque compartilhado

Caso a sua empresa possua ponto físico e virtual, o estoque compartilhado é uma ótima opção. Esse modelo gera grande economia em termos de armazenagem, já que divide o mesmo espaço entre as duas modalidades.

Outro ponto positivo é conseguir fazer uma integração dos estoques, já que armazenar separadamente cada estoque demandaria também gerenciamentos diferentes para todos os produtos.

Nesses casos, é preciso garantir, por exemplo, que produtos indisponíveis não sejam vendidos, evitando situações como quando a loja física realiza a venda do último item e essa atualização não chega ao controle da loja virtual, causando uma experiência ruim ao consumidor. Por isso, redobre a atenção!

4- Estoque consignado

Esta é uma ótima opção para comércios que estão vendendo produtos novos no mercado e ainda não possuem estatísticas de vendas. Nesse modelo, o varejista mantém o produto na loja por um determinado período e, caso não haja vendas, devolve-o ao distribuidor.

Um tipo de e-commerce que utiliza muito este modelo de estoque são as livrarias on-line, especialmente aquelas que comercializam livros técnicos de assuntos muito específicos, ou obras de autores desconhecidos.

5- Estoque terceirizado

O estoque terceirizado é um tipo de estoque gerenciado por outra empresa, contratada pelo e-commerce para executar as tarefas relacionadas ao armazenamento e logísticas de vendas. Nesses casos, a loja virtual não conta com estoque próprio.

O estoque terceirizado pode ser dividido em duas categorias:

Dropshipping

Atuando no dropshipping, o fornecedor fica responsável tanto pelo estoque quanto pela entrega dos produtos. 

Portanto, apesar de ter a responsabilidade para proporcionar uma boa experiência ao cliente, nesse caso, o lojista não precisa se preocupar com a gestão de estoque do seu negócio. 

Cross docking

No cross docking, o fornecedor é responsável pelo estoque da loja, mas a entrega dos produtos ao cliente fica por conta do e-commerce. 

Os produtos são entregues ao lojista de acordo com a demanda, sendo encargo da loja virtual fazer o envio ao consumidor. Ainda é essencial ter gestão de logística, embora não exista o controle de estoque por parte do varejista.

Conclusão sobre os tipos de estoque para e-commerce

É preciso estar atento a muitos pontos relacionados ao estoque para não comprometer as vendas do seu e-commerce, e conquistar mais clientes pela qualidade do seu atendimento e entrega.

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