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Como a hospedagem do site influencia o SEO?

Com mais de 450 mil lojas virtuais presentes apenas na internet brasileira, dá para imaginar que a disputa pela atenção do consumidor não seja nada fácil. Agora, verdade seja dita: quem conta com uma boa estratégia de SEO para o e-commerce sempre sai na frente da concorrência. No entanto, o que pouca gente sabe é como que uma boa hospedagem do site pode influenciar (e muito!) na otimização das suas páginas na web.

Sim, isso mesmo! Capaz de colocar seu site no topo das pesquisas, ou nas profundezas das buscas, a hospedagem é um dos fatores mais importantes para uma boa otimização no Google. Quer saber o motivo? Então vamos lá!

Quanto maior a velocidade, melhor é a experiência do usuário

Não vivemos mais na década de 90, com internet discada. Hoje, até os celulares conseguem ter acesso à internet com uma velocidade de mais de 2 MB por segundo. Por isso, segundo algumas pesquisas, o tempo máximo que os usuários esperam pelo carregamento de uma página é de 2 segundos. Passou disso, a queda no número de acessos pode chegar a mais de 40%.

E aí, quando muitos usuários começam a abandonar seu link, o Google entende que a experiência daquela página não é boa e começa a diminuir sua posição no ranking, colocando outras URLs na sua frente. Por isso, ter um servidor rápido influencia no SEO.

A localização do servidor e o Google

Por incrível que pareça, uma das coisas que o Google olha para otimizar um site em seus resultados de busca é onde está o seu servidor. O que para muita gente acaba sendo um problema, já que boa parte das hospedagens ainda acontece em servidores internacionais.

Por isso, é sempre interessante ficar de olho em dois pontos:

  • Se a sua empresa de hospedagens tem algum servidor no seu país — a Amazon, por exemplo, tem diversos servidores espalhados ao redor do mundo.
  • Se você já especificou esse detalhe nas configurações do Google Webmaster Tools, uma saída inteligente para evitar esse tipo de problema.

O valor do uptime na hospedagem do site

Todo mundo odeia ter um servidor que não fica no ar. O cliente — que nunca sabe se o site estará no ar — odeia, o proprietário daquele endereço odeia e o Google odeia. Por isso, ele fica de olho no uptime, o tempo de permanência online das páginas.

O ideal é que um endereço fique no ar por 100% do tempo. No entanto, algo pode dar errado ao longo do mês e, com isso, é dado um desconto de mais ou menos 1% desse tempo. Logo, evite colocar as suas páginas em um servidor que fique mais de 1 hora por mês fora do ar.

Atenção com os IPs compartilhados

Quando o assunto é IPs compartilhados X IPs dedicados, é preciso, primeiro, deixar de lado alguns mitos que rondam o assunto.

Como o próprio Google já deixou bem claro, os IPs compartilhados — aqueles serviços de hospedagem que colocam vários sites em um só servidor — têm o mesmo peso dos IPs dedicados — exclusivos só para as suas páginas. Porém, isso não quer dizer que para um e-commerce seja tudo bem compartilhar o servidor com outros.

Em sites com IPs compartilhados, fica mais difícil ter um certificado SSL (Secure Sockets Layer), para não dizer impossível. E como todos sabem, o SSL é o padrão internacional para troca de informações sigilosas na internet, principalmente em sistemas de compra, como os dos e-commerces.

Portanto, se você estiver pensando em realizar vendas online, não divida seu servidor com ninguém.

Como você pôde ver, a hospedagem do site pode influenciar em vários pontos a sua estratégia de SEO. Por isso, nada de economizar com o servidor da sua loja virtual, afinal, o barato pode sair bem caro no final das contas.

Aprendeu um pouco mais sobre a otimização de sites? Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Então deixe sua pergunta ou sugestão aqui mesmo nos comentários.