5 informações sobre o e-commerce que você precisa saber agora!

De acordo com a Ebit/Buscapé, empresa especializada em informações de comércio eletrônico, em 2015 as vendas online registraram um aumento de 15% em relação ao ano anterior, com o faturamento de 41,3 bilhões. Os bons resultados permanecem em 2016, e o setor atingiu o faturamento de 9,75 bilhões no primeiro trimestre.

Não é à toa que grande parte dos empresários está investindo no e-commerce: o mercado vem na contramão da crise econômica atual brasileira e a tendência é de que o crescimento continue. Mas apesar dos números positivos, antes de abrir uma loja virtual é necessário estar a par de algumas informações sobre o e-commerce. Veja quais são elas:

Estudar o mercado

Antes de tudo, é imprescindível que você estude o mercado em que pretende atuar. Muitos negócios online não dão certo porque o lojista não entende o que o público-alvo deseja, portanto, veja o que você deve analisar:

  • Economia: saiba como está a economia atual e relacione com as vendas online do mercado em que você está;
  • Concorrência: pesquise sobre o que os seus concorrentes estão fazendo;
  • Consumidor: conheça ao máximo o seu consumidor, afinal, ele é o seu principal foco. Analise o que ele precisa, quanto ele pagaria pelo seu produto, o que pode ser feito para melhorar para seu cliente, etc.

Conhecer legislação atual

Muita gente ainda não sabe, mas o e-commerce tem uma legislação especificamente para o mercado das vendas realizadas pela internet, e que é fundamental que as regras sejam levadas a sério.

Em março de 2013, passou a vigorar o decreto nº 7.962 que regulamenta a Lei nº 8.078, referente Código de Defesa do Consumidor. A obrigação da loja virtual ter identificação completa e de forma visível (CNPJ, endereço, telefone, entre outros), o atendimento eficaz e o direito do consumidor de devolver ou trocar o produto que comprou são só algumas das regras obrigatórias.

Escolher uma plataforma

A escolha da plataforma no momento em que se decide ter uma loja virtual é um dos pontos mais importantes para o sucesso do seu negócio. É ela que vai fazer sua loja funcionar.

No mercado há várias opções com diferentes recursos, mas é preciso se atentar não apenas ao que você precisa no momento, mas se ela te atenderá caso o seu negócio cresça muito. Questões como o gerenciamento, layout, performance e integrações, precisam ser observadas.

Garantir a segurança

Infelizmente, as vendas pela internet correm alguns riscos se as medidas necessárias não forem tomadas, e o consumidor está ciente disso. É fundamental, portanto, que você invista em certificação digital, e o mais conhecido deles é o SSL. Essa certificação serve para proteger os dados do seu cliente.

Não se esqueça de inserir os selos de segurança de forma visível para os usuários. Isso com certeza vai fazer com que o seu cliente fique mais confiante para realizar compras na sua loja virtual.

Investir em Marketing

De nada adianta conhecer o seu mercado, seguir corretamente a legislação, investir na segurança e escolher uma boa plataforma se não houver investimento no marketing. É com a divulgação do seu negócio que os clientes vão conhecer e comprar na sua loja virtual.

Atualmente, grandes marcas e empresas estão investindo pesado em marketing digital, isso porque é um recurso que tem trazido muitos resultados positivos — e, geralmente, o custo é bem mais baixo se comparado com outros meios de divulgação. Links patrocinados, SEO e redes sociais são só algumas das formas de fazer o marketing do seu e-commerce. O investimento vale a pena!

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