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5 informações que você deve saber sobre e-commerce brasileiro

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, a ABComm, as vendas online registraram um aumento de 16 bilhões de reais entre o ano de 2022 (faturamento de 169.59 bilhões) e a expectativa para a evolução do e-commerce brasileiro em 2023, está calculada para 185.70 bilhões.

É evidente que investir nas vendas pela internet é uma boa maneira de expandir os negócios. Mas apesar dos números positivos, antes de abrir uma loja virtual é necessário estar a par de algumas informações sobre o e-commerce no Brasil.

Veja quais são elas:

1- Estude o mercado das vendas online

Antes de tudo, é imprescindível que você estude o mercado em que pretende atuar. Muitos negócios online não dão certo porque o lojista não entende o que o público-alvo deseja. Portanto, confira os fatores que você deve analisar:

  • Economia: saiba como está a economia atual e relacione com as vendas online do mercado em que você está;
  • Concorrência: pesquise sobre o que os seus concorrentes estão fazendo;
  • Consumidor: conheça ao máximo o seu consumidor, afinal, ele é o seu principal foco. Analise o que ele precisa, quanto ele pagaria pelo seu produto, o que pode ser feito para melhorar para seu cliente, etc.

2- Conhecer legislação atual do e-commerce brasileiro

Muita gente ainda não sabe, mas o e-commerce tem uma legislação especificamente para o mercado das vendas realizadas pela internet, e que é fundamental que as regras sejam levadas a sério, a famosa Lei do E-commerce.

Em março de 2013, passou a vigorar o decreto nº 7.962 que regulamenta a Lei nº 8.078, referente Código de Defesa do Consumidor. A obrigação da loja virtual ter identificação completa e de forma visível (CNPJ, endereço, telefone, entre outros), o atendimento eficaz e o direito do consumidor de devolver ou trocar o produto que comprou são só algumas das regras obrigatórias.

3- Escolher uma plataforma de e-commerce ideal

A escolha da plataforma de e-commerce no momento em que se decide ter uma loja virtual é um dos pontos mais importantes para o sucesso do seu negócio. É ela que vai fazer sua loja funcionar.

No mercado há várias opções com diferentes recursos, mas é preciso se atentar não apenas ao que você precisa no momento, mas se ela te atenderá caso o seu negócio cresça muito. Questões como o gerenciamento, layout, performance e integrações, precisam ser observadas.

4- Garantir a segurança no e-commerce brasileiro

Infelizmente, as vendas pela internet correm alguns riscos se as medidas necessárias não forem tomadas, e o consumidor está ciente disso. É fundamental, portanto, que você invista em certificação digital, e o mais conhecido deles é o SSL. Essa certificação serve para proteger os dados do seu cliente.

Não se esqueça de inserir os selos de segurança de forma visível para os usuários. Isso com certeza vai fazer com que o seu cliente fique mais confiante para realizar compras no seu site seguro.

5- Investir em Marketing

De nada adianta conhecer o seu mercado, seguir corretamente a legislação, investir na segurança e escolher uma boa plataforma se não houver investimento no marketing. É com a divulgação do seu negócio que os clientes vão conhecer e comprar na sua loja virtual.

Atualmente, grandes marcas e empresas estão investindo pesado em marketing digital no e-commerce brasileiro, isso porque é um recurso que tem trazido muitos resultados positivos — e, geralmente, o custo é bem mais baixo se comparado com outros meios de divulgação. Links patrocinados, SEO e redes sociais são só algumas das formas de fazer o marketing do seu e-commerce. O investimento vale a pena!

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O acompanhamento das tendências do mercado que não para de crescer é fundamental para alcançar sucesso nas vendas online.

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