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Instabilidade site: 8 passos para evitar esse problema no seu e-commerce

Realizar uma compra na internet é algo cada vez mais comum. Exatamente por isso, os consumidores virtuais estão cada vez menos tolerantes com instabilidade no site. Apenas ter um bom layout e produtos a preços acessíveis já não é o suficiente para conquistar um cliente. Hoje, a hospedagem do seu site precisa ser confiável e estável.

Neste post, mostraremos algumas maneiras de evitar instabilidades na plataforma de e-commerce para ajudar você a fidelizar e atrair clientes. Confira:

Instabilidade site: A importância de evitá-la

A expressão “o cliente sempre tem razão” nunca fez tanto sentido. Hoje, os empreendedores digitais estão literalmente na palma da mão dos consumidores que pesquisam, compram e compartilham sua experiência na tela dos tablets e smartphones.

De fato, gerenciar um comércio eletrônico pode ser mais prático e barato do que uma loja física. Por outro lado, é preciso estar atento às funcionalidades da plataforma escolhida, visando facilitar a vida desse cliente extremamente crítico e persuasivo. Percebendo o poder centralizado nas mãos dos usuários, é importante buscar vantagens competitivas e maior qualidade para combater as temidas instabilidades dos sites.

Além da experiência do usuário, a escolha da plataforma também ajuda a aumentar o volume de vendas e otimizar a administração do seu negócio. Conheça alguns aspectos imprescindíveis:

1- Velocidade do site

A expressão “tempo é dinheiro” é outra que vale tanto para consumidor quanto para a pessoa que aposta no ramo digital. Quando um site demora mais que 2,5 segundos, os usuários podem ficar frustrados e abandoná-lo, aumentando a taxa de rejeição.

Dessa forma, é necessário se preocupar evitar a instabilidade do site e oferecer o acesso mais veloz possível, já que os segundos são cruciais para que o usuário navegue no site ou mude de página, ainda, busque o concorrente que forneça um serviço mais prático.

2- Credibilidade do e-commerce

Um fluxo da navegação mais ágil também contribui, paralelamente, para aumentar a autoridade do site. Isso porque as páginas lentas frustram o usuário e elevam as taxas de evasão. Inclusive, a evasão pode ocorrer quando o carrinho de compras já está cheio, configurando o famoso “abandono de carrinho”.

Nesse caso, o checkout e-commerce simplificado, além de uma plataforma com variedade de opções de pagamento, é essencial! Para transmitir maior confiança, também é importante destacar as informações da sua empresa, como e-mail de contato, razão social, CNPJ, telefone e endereço. Manter esses dados visíveis aumenta a credibilidade da loja e, consequentemente, as chances de compra.

4- Acessibilidade

Por falar em compra, o aumento das negociações feitas por meio de dispositivos móveis exige outro aspecto incisivo: o design responsivo. É ele que garante o carregamento do site de forma eficaz, tanto pelo celular, quanto pelo desktop do computador.

O usuário deve se sentir como se estivesse vendo o produto pessoalmente. Por isso, otimizar as imagens é importante para ressaltar os detalhes ao máximo, pensando nos deficientes visuais. Tudo sem deixar de oferecer uma navegação condensada, layout em única coluna e conteúdo dinâmico.

5- Verifique se a plataforma é mobile-friendly

Segundo o artigo do Terra, no ano de 2021, 52% dos brasileiros utilizaram celulares para realizarem suas compras online. Em alguns casos, o cliente já encontra dificuldades na navegação com o layout responsivo.

Agora, imagine um site que não é responsivo e, ainda por cima, é instável. Essa combinação não é nada agradável para o consumidor, que ficará facilmente irritado com esse tipo de situação. Por isso, o site otimizado ou mobile friendly é essencial para ter sucesso no e-commerce. Além de tentar evitar instabilidades no site, certifique-se de funcione corretamente em dispositivos móveis.

6- Planeje-se para as datas comemorativas

As datas comemorativas são sempre bastante aguardadas pelas empresas e consumidores. Para as organizações, são uma oportunidade para aumentar as vendas. Já para os consumidores, são uma oportunidade para obter descontos.

Um terceiro elemento também costuma aparecer frequentemente nessas datas: as instabilidades na plataforma de e-commerce. Afinal, o número de acesso pode ser muito maior do que o esperado, conhecido como sobrecarga de tráfego, assim, a plataforma pode não conseguir funcionar corretamente devido a tantas demandas ao mesmo tempo.

Para evitar esse problema, é crucial se planejar com antecedência para as datas comemorativas, fazendo testes em toda a plataforma e corrigindo os eventuais problemas que surgirem.

7- Faça testes e encontre as instabilidades do site

As instabilidades são negativas em todos os sentidos e vão influenciar na credibilidade da loja. Para melhorar a percepção do consumidor, procure entregar um site mais estável e fácil de navegar. Dessa forma, as taxas de conversão vão subir.

Periodicamente, procure por instabilidades em toda a plataforma. Navegue por toda a loja para fazer testes e verificar se há algum problema, como demora no carregamento, páginas que não carregam corretamente, produtos que não vão para o carrinho após clicar em comprar, entre outros possíveis erros que podem surgir.

Fazer essa busca é essencial para você se assegurar de que a plataforma está sempre funcionando da melhor forma e conseguir resolver os eventuais problemas que aparecerem antes que eles cheguem até o consumidor.

8- Use a plataforma ideal para a sua empresa

Todas as tentativas podem ser em vão se a plataforma que sua loja está hospedada não lhe oferece estabilidade. Se você ainda não tem um e-commerce, pesquise bastante, avalie bem as possibilidades oferecidas no mercado e encontre uma que atenda suas necessidades. Agora, se você já tem uma loja virtual e ela não está atendendo suas expectativas, considere migrar de plataforma.

Nesse caso, é importante aprender a fazer uma transição rápida e sem maiores complicações ou prejuízos. Saiba como:

  • busque uma empresa para auxiliá-lo na implementação da nova plataforma e confira se ela possui um registro confiável em migrações anteriores;
  • questione se poderá manter os dados dos seus clientes antigos intactos, evitando perdas ou vazamentos;
  • verifique a possibilidade de mapear as URLs antigas ou se pode adaptá-las na nova plataforma;
  • priorize um layout mais moderno e com novos recursos que facilitem a experiência de compra do seu público-alvo;
  • mude para uma plataforma que ofereça ferramentas simplificadas para facilitar sua gestão, além de estar integrada com a divulgação de marketing em redes sociais, por exemplo.

⚠️ Não se esqueça de averiguar qual é o prazo médio para a mudança de plataforma, sobretudo para não comprometer o acesso e as suas vendas durante o procedimento.

Evite Instabilidade no E-commerce com a Uappi

Uma boa experiência de compra é crucial para o sucesso de um e-commerce. Se o consumidor não consegue realizar a compra que deseja, pode ter certeza de que ele se sentirá frustrado e não voltará a comprar com você.

Nesse momento, é importante buscar uma plataforma de e-commerce especializada. Dessa forma, você garante um e-commerce sempre seguro e estável.

Você está em busca de uma solução para evitar problemas com instabilidades no site ou migrar sua loja virtual? Entre em contato com a Uappi e veja como podemos ajudá-lo a fazer uma transição segura!