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Imagem de duas mulheres sentadas em uma mesa branca, ao lado de um celular, um notebook e vários post-it e canetas, lendo o post de “Cadastro de produtos na loja online: veja como deve ser feito” para aprenderem como cadastrar seus produtos em sua loja virtual.

Cadastro de produtos na loja online: veja como deve ser feito

Fazer o cadastro de produtos exige tempo e atenção, mas isso não significa que seja uma tarefa complexa. Hoje, a plataforma WapStore facilita todo esse processo, dando ao gestor mais tempo para se dedicar ao que realmente importa: o sucesso da sua empresa.

Ao mesmo tempo em que torna a realização de processos operacionais mais eficientes, a plataforma garante um serviço otimizado e inteligente que facilita (e muito!) a logística da sua loja, simplificando as etapas.

No post de hoje, você vai ver como fazer o cadastro de produtos na loja virtual e quais são os principais pontos que devem ser considerados para não deixar nenhum detalhe de fora!

Como fazer o cadastro de produtos

Dependendo do produto a ser cadastrado, você pode perder muito tempo ao utilizar métodos pouco tecnológicos, sendo obrigado a criar, por exemplo, um cadastro para cada cor ou tamanho de um mesmo item.

Embora essa organização seja fundamental para o funcionamento da loja, não justifica dedicar tanto tempo a uma única função. Por isso, a melhor forma de cadastrar seus produtos é por meio do EAV (Entidade – Atributo – Valor).

Este tipo de cadastro exige maior organização, mas o esforço vale a pena: todos os produtos ficarão organizados por meio de tabelas que se conectam entre si, facilitando o trabalho na hora de encontrar uma informação específica e até na logística, tornando o gerenciamento de todos os produtos da sua loja virtual mais simplificado e dinâmico.

Para fazer o cadastro na sua loja virtual, se atente os seguintes passos:

  1. Tire um tempo para se dedicar exclusivamente a esta atividade;
  2. Antes de fazer o cadastro dos produtos, crie uma planilha, em uma ferramenta como o Google Docs ou Excel, com todos os itens que devem ser cadastrados;
  3. Prepare com bastante cuidado as fotos e vídeos que serão utilizados para o cadastro;
  4. Preste atenção para garantir que as informações sejam corretas. A plataforma é fácil e intuitiva, mas é necessário verificar as informações que serão submetidas.

O que considerar ao cadastrar produtos na loja virtual

Na hora de escrever um título, é preciso ser breve e, ao mesmo tempo, preciso. Isso significa que ao nomear um item, você deve fazer uma espécie de mini descrição. Uma boa forma de elaborar o título é pensando o que você digitaria para encontrá-lo em algum buscador, como o Google por exemplo.

1. Categorização

Cada item deve estar cadastrado de acordo com sua categoria. Para garantir que isso será seguido, é preciso ter organização e separar cada item por grupo. Além de facilitar sua rotina, essa prática facilitará que o cliente encontre produtos semelhantes.

2. Estoque

Informar a quantidade de produtos armazenados é essencial para manter a gestão do estoque. Além disso, essa estratégia fará com que o cliente não se frustre ao colocar no carrinho um produto que não está mais disponível.

Quando o produto acaba, a plataforma informa ao administrador o fato, além de ativar automaticamente a opção de avise-me. Dessa forma, ele poderá avaliar estrategicamente a melhor hora para repor o depósito.

3. Busca

É necessário conhecer os termos que os clientes mais pesquisam para encontrar determinado produto. Você pode realizar uma pesquisa de mercado para avaliar o comportamento dos clientes, ou até mesmo criar uma pesquisa no Google AdWords.

É de grande importância também cadastrar as variações incorretas de pesquisa, pois muitas vezes o cliente da loja não saberá digitar corretamente o nome do produto. Ex. Samsung, Sansung.

Lembre-se que pensar na usabilidade da loja virtual é essencial para ter um negócio de sucesso, então fique atento a este ponto.

4. Imagens e Vídeos

Em uma loja virtual, o cliente não pode tocar no produto, e por isso é necessário incluir boas fotosrecursos de zoom e vídeos na descrição dos produtos. Capriche na qualidade preparando um ambiente adequado para as fotos, com fundo branco e boa iluminação, afinal, são fotos boas que vendem o seu produto.

5. Descrição

Descreva seu produto com muitos detalhes. Diga ao potencial cliente os benefícios do item à venda, como pode ser usado e as facilidades. Quanto mais criativa e original for essa parte, mais chances de realizar uma venda!

Lembre-se ainda que a descrição é importante para o SEO e faz toda a diferença na busca orgânica.

7. Descrição técnica

Esse detalhe também faz parte da descrição, mas aqui você deve preencher informações técnicas como material utilizado na fabricação do produto, marca, tamanho, cor, peso e garantia — esses são detalhes valiosos aos olhos dos clientes.

Como você viu, criar o cadastro de produtos na loja virtual é uma tarefa que exige bastante dedicação e organização, mas dedicar-se a ela é essencial para garantir agilidade e qualidade daquilo que determina o sucesso da sua loja virtual.

E você, gostou desse conteúdo? Continue no blog Uappi para saber mais sobre o mundo do e-commerce!