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Estoque de loja virtual: 3 dicas para criar e controlar o seu

Quando compramos algum produto pela internet, esperamos que ele chegue no prazo estipulado e do jeito que pedimos, não é mesmo? Para que isso aconteça, precisamos que o estoque da loja virtual escolhida seja bem gerido. Afinal, este é um dos principais setores dentro de uma empresa, considerado o coração do negócio por muitos lojistas.

Sabendo da importância do estoque para o seu negócio, resolvemos escrever este post dando algumas dicas para que você consiga controlar e montar o estoque de loja virtual com eficiência. Confira!

1. Faça um planejamento de estoque e defina os objetivos da loja virtual

Esta dica caberá para a maioria das situações dentro do seu e-commerce, pois sem um planejamento e objetivos claros, a chance de dar errado é muito maior. Isso porque, quando trabalhamos com um objetivo definido, é muito mais fácil ter em mente como agir em situações complicadas, além de ser mais empolgante e satisfatório, pois estamos buscando alcançar uma meta.

Então, com um planejamento alinhado e os objetivos definidos, além de tudo isso, seus colaboradores saberão exatamente o que fazer e trabalharão como um time, o que diminuirá as chances de erros acontecerem.

2. Verifique se o modelo do estoque é adequado

Antes de saber se o seu é o adequado, você precisa entender que existem diferentes tipos de estoque. Vamos mostrar para você quais são eles, e, a partir daí, você conseguirá ter uma noção de qual estoque é o ideal para a sua loja virtual:

  • modelo próprio: neste modelo, você terá um espaço físico para guardar os produtos e ir repondo conforme for a demanda da sua loja virtual;
  • modelo compartilhado: aqui, você contará com apenas um estoque, sendo ele para a sua loja virtual e física;
  • modelo descentralizado: neste modelo, a ideia é ter estoques espalhados por todo Brasil, visando a que o produto chegue mais rápido até o seu consumidor;
  • modelo terceirizado: aqui, você não precisará se envolver, pois tudo é feito pelo fornecedor. Ele estipula até mesmo a quantidade de produtos que estarão disponíveis para vender no seu e-commerce;
  • modelo consignado: neste tipo de estoque, é realizado um acordo entre lojista e fornecedor para que seja determinado um prazo para venda dos produtos.

Agora, sabendo quais são os principais modelos de estoque e quais suas características, você poderá analisar e escolher qual o perfeito para o momento do seu negócio.

3. Avalie a sua operação e logística

Quando montamos uma loja virtual, precisamos entender que não basta apenas vender, temos também que entregar. Por conta disso, o setor de operação e logística também entram nessas dicas de estoque. Ou seja, sem eles, é bem provável que você não consiga suprir a demanda e, por consequência, acabe perdendo clientes insatisfeitos com o serviço prestado.

Se você não entende muito do assunto, fique tranquilo, pois existem profissionais da área que podem avaliar a operação e logística para que o foco do seu setor seja nas vendas e satisfação dos consumidores.


E aí, gostou das nossas dicas para controlar e montar o estoque de loja virtual?

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